O Ministério da Educação confirmou duas creches para Ferraz de Vasconcelos, dentro do pacote de 19 unidades para o Alto Tietê. A ação faz parte do programa Brasil Carinhoso, lançado no dia 14/05, pela presidente Dilma Roussef.
Segundo o cronograma do programa, o governo federal libera os recursos conforme o andamento da obra- 30% no momento da licitação, 50% no início da obra e quando 80% das obras estiverem concluídas são destinadas as verbas para aquisição do mobiliário escolar.
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos já disponibilizou dois terrenos que já foram aprovados. A primeira unidade no Parque Atlantida, com área 3.523,75m2, na quadra 50, lote 72 da Avenida Imperial com valor fechado de R$ 1.163.314,33. A segunda unidade na Vila Jamil em uma área 7.000,00m2, na quadra 18, lote 40 da Avenida Luiz Antonio de Paiva onde a área construída será de 1.338,81 m2 com o mesmo valor da primeira.
As duas áreas estão dentro dos parâmetros acertados. Para uma unidade que atenda 240 crianças, o local deve ter pelo menos 40 por 70 metros quadrados; para atender metade dessa quantidade, 120 crianças, as medidas devem ser de 45 por 35 metros quadrados. É através de compromisso assinado pelos prefeitos que a transferência de recursos para execução do projeto ocorre. Os recursos estão rubricados na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).
Projetos prontos
Para participar a prefeitura tem que observar um entre os dois tipos de projetos arquitetônicos para a construção das creches oferecidos pelo governo federal que indicam uma padronização. Um deles é o de uma escola com capacidade de atendimento para 240 crianças com até 5 anos, em dois turnos, ou 120 crianças, em turno integral. O projeto conta com oito salas pedagógicas, sala de informática, secretaria, pátio coberto, cozinha, refeitório, sanitário e fraldário, entre outros ambientes.
Fonte: Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos