A Secretaria de Defesa Social de Diadema realizou no fim de semana passada, ações do Programa Diadema Legal. Durante os três dias, o Programa, por meio das Operações Integrada e Sossego, verificou o funcionamento de bares no município, além do controle de ruídos em bares na cidade de Diadema e similares e vias públicas da cidade. As atividades prosseguem neste final de semana de feriado prolongado.
As equipes atenderam quatro ocorrências relativas a som alto (excessivo). Na sexta foram aprendidos três automóveis por ouvirem música e som alto, além de uma moto. No mesmo dia, na Praça da Moça, foram aprendidas 290 garrafas de bebidas alcoólicas, consumidas por jovens menores de idade. O Programa chamou os pais desses jovens para retirá-los da Praça.
No sábado, dia 23, dois bares foram notificados pela Secretaria de Meio Ambiente, além de uma residência onde ocorria uma festa. O motivo das três ocorrências foi o som alto.
No domingo, dia 24 de março, não foram registradas ocorrências nem denúncias para o Diadema Legal.
A ação consiste em atender reclamações da população relacionadas à emissão de sons e ruídos por veículos automotores estacionados ou em circulação nas vias públicas (“pancadões”). Os valores das multas mudam de acordo com a gravidade da infração e variam de R$ 256 a R$ 2.560. A aplicação da penalidade ao motorista ou responsável pelo veículo é feita por agente público de fiscalização ou pela Guarda Municipal.
Fonte: Repórter Diário