Estopim da Fiel Torcida é campeã do Carnaval 2012 de Diadema


Animação e torcida não faltaram nas arquibancadas do Clube Municipal Mané Garrincha nesta terça-feira (21), quando aconteceu a apuração dos desfiles do Carnaval em guia Diadema. A grande campeã do Grupo 1 foi a Estopim da Fiel Torcida, cujos 350 componentes levaram para a avenida a história do jogador Ronaldo. A escola obteve média 98,8. A disputa foi acirrada.

Como vice-campeã, com apenas três décimos menos na média (98,5), ficou a Eldorado Estação do Samba, que teve a história de São Jorge contada na avenida pelos seus 294 componentes. Já o terceiro lugar coube à Unidos da Vila Nogueira, que poderia ter sido a campeã se não tivesse sido penalizada com um ponto, por infração do regulamento no desfile. A agremiação tirou média 98. O quarto lugar coube à Unidos da Vila, com média 97,6.

Já a quinta e a sexta colocações ficaram, respectivamente, com a Unidos da Vila Alice e Raposa do Campanário, que desceram e no próximo ano desfilarão no Grupo 2.

Grupo 2 – Também foi bastante comemorada a vitória da Unidos do Serraria, campeã do Grupo 2; a vice-campeã foi a Fantasia e Realidade. Ambas as escolas desfilam no Grupo 1 em 2013. Em terceiro lugar ficou a Mocidade Independente do Jardim Inamar e o quarto lugar coube à Unidos do Santa Cruz.


Estandarte de Ouro – Além dos troféus, as escolas também recebem outro prêmio, o Estandarte de Ouro. Os troféus foram entregues no dia da apuração e os Estandartes irão para as mãos dos vencedores em data e local a serem definidos. Além de campeã do Grupo 1, a Estopim da Fiel também conquistou dois Estandartes de Ouro: Letra de Música/Melodia e Evolução. Já a Eldorado Estação do Samba obteve o maior número de Estandartes, cinco, por: Fantasia, Comissão de Frente, Bateria, Harmonia e Enredo. A Unidos da Vila Nogueira levou três: Mestre Sala/Porta Bandeira, Ala das Baianas e Alegoria.

Do Grupo 2, a escola vencedora, Unidos do Serraria, levou também o maior número de Estandartes. Foram quatro premiações por: Letra de Música/Melodia, Harmonia, Enredo e Bateria. A Fantasia e Realidade conquistou três: Fantasia, Ala das Baianas e Comissão de Frente. Já a Unidos do Santa Cruz ficou com dois, por Alegoria e Mestre Sala/Porta Bandeira e, finalmente, a Mocidade Independente do Jardim Inamar conquistou um, pela Evolução.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Desfiles – Com o tema “A Cidade é do Samba, a Alegria é de quem Vier”, o Carnaval deste ano em Diadema voltou a ter dois dias de desfile (sábado e domingo, 18 e 19 de fevereiro), além da matinê das crianças, realizada segunda-feira (20/02), na Escola de Samba Estopim da Fiel, e do Carnaval de Rua, na terça-feira (21/02), na Praça da Moça.

Os desfiles ocorreram, como em anos anteriores, na avenida Dr. Ulysses Guimarães. No sábado (18/02), durante abertura da festa, o prefeito Mário Reali entregou a chave da cidade ao Rei Momo Valter Pinto, que estava acompanhado da Rainha Ariana Novaes. Após a abertura, o bloco Axé Afoxé Odara deu início aos desfiles.


Estrutura – A estimativa é que cerca de 15 mil pessoas circularam pela avenida em cada noite do desfile. Este ano, a Prefeitura repassou recurso para a Liga das Escolas de Samba de Diadema (Liesda) no valor de R$ 500 mil. Esse montante foi utilizado para subvenção e estrutura, que inclui arquibancada para o público, camarotes, som, iluminação, banheiros químicos, alimentação e contratação de jurados, entre outros serviços.

Como resultado do esquema de segurança especial montado pela Guarda Civil Municipal (GCM) e pela Polícia Militar, não foram registradas ocorrências graves. Cerca de 250 policiais militares, 80 GCMs (guardas civis municipais), 15 GCPs (guardas civis patrimoniais) e 4 cães do canil da GCM estavam presentes (por noite) nos dois dias do desfile. Também estavam de prontidão efetivos do Corpo de Bombeiros, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Defesa Civil e fiscais do Programa Diadema Legal.

Fonte: Repórter Diário