Ministério aprova projeto para UBS e UPA em Diadema


O Ministério da Saúde aprovou projetos para a construção do novo prédio para acomodação da atual UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila Paulina e para criação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Piraporinha, cidade Diadema. No total, serão investidos pelo Governo Federal cerca de R$ 2,9 milhões nas obras por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 2.

O Plano de Repasse do governo federal reorganiza e qualifica a rede de atenção às urgências do SUS (Sistema Único de Saúde). A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o repasse da primeira parcela para realizar os projetos arquitetônicos e licitações para efetivação das obras.

No caso da UBS Vila Paulina, será construído um prédio mais amplo e com capacidade para atender 12,6 mil pessoas. A nova unidade contará com a mesma estrutura operacional da atual UBS. O equipamento será construído na avenida Afrânio Peixoto, s/nº, na Vila Paulina, e contará com melhorias de infraestrutura para o trabalho de profissionais e atendimento aos usuários.

A construção da UPA do Piraporinha permitirá a prestação de serviços de urgências e funcionará 24h por dia, todos os dias da semana. A UPA será instalada como unidade intermediária ao Hospital Municipal, ampliando e melhorando o acesso dos munícipes aos serviços de emergência do Sistema Único de Saúde.


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Além disso, os serviços prestados pela UPA contam com o suporte do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), que presta o primeiro atendimento ao paciente e o encaminha para a unidade. Somente em casos mais graves a pessoa é levada para os hospitais da região.

A UPA Piraporinha é do tipo III. Com 20 leitos e capacidade para 450 pacientes por dia, será instalada na Avenida Encarnação, atrás do Hospital Municipal, no bairro do Piraporinha. O repasse de R$ 2,6 milhões do Ministério é para a construção e compra dos equipamentos. As obras terão início no primeiro semestre de 2012.

Fonte: Repórter Diário