Botafogo: Decreto elege botequins como Patrimônio Cultural Carioca


Dos mais populares redutos da cidade, 14 bares e botequins tradicionais da cidade do Rio de Janeiro acabam de ser declarados como Patrimônio Cultural Carioca. O decreto publicado hoje tem como base estudos do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade. A declaração é válida por 10 anos, podendo haver revalidação pelo mesmo período após análise do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural.

Os bares e botequins agraciados foram os seguintes: adegas da Velha (Botafogo) e Pérola (Encontra Copacabana); Armazém Cardosão (Laranjeiras); bares e restaurantes Adonis (Benfica), Bip Bip e Cervantes (Copacabana), Jobi (Leblon) e Urca; cafés e bares Brotinho/Dona Maria (Tijuca, Lisbela/Amendoeira (Maria da Graça), Pavão Azul (Copacabana); Casa da Cachaça (Lapa) e Villarino (Centro); e Restaurante Salete (Tijuca).

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

No decreto, a medida considera esses estabelecimentos como “locais de convivência democrática que traduzem o espírito carioca de comemorar, de reunir e de festejar”. Na relação dos bares, o mais antigo é de 1939, o Bar e Restaurante Urca, e os mais recentes das décadas de 50 e 60.


Fonte: Prefeitura do Rio