O Instituto estadual do Ambiente (Inea) divulgou nesta sexta-feira (23) o boletim com as condições de banho das praias do Rio e Niterói, na Região Metropolitana. Os técnicos avaliaram como próprias as praias do Grumari, Prainha, Recreio e Barra da Tijuca, com exceção do trecho entre o Quebra-mar e o Pepê, na Zona Oeste, e Vermelha, na Zona Sul.
Segundo o Inea, o banho não é recomendado nas praias de Barra de Guaratiba e Joatinga, na Zona Oeste, Pepino, São Conrado, Leblon, Leme, Urca, Encontra Botafogo e Flamengo, na Zona Sul.
Já em Niterói, alguns trechos das praias da Região Oceânica estão com restrições. Os banhistas devem evitar os locais com poluição em Itacoatiara. Em Itaipu, o banho não é recomendado no trecho próximo à saída do Canal de Itaipu.
O Inea alerta que, em caso de chuva, o banho de mar deve ser evitado por 24h.
Floração de algas
Ainda nesta sexta, a Gerência de Qualidade da Água do Inea, responsável pelo monitoramento da qualidade da águas das praias, coletou amostras em algumas praias, onde o mar está com uma coloração diferente, em decorrência da floração de microalgas.
O Inea explicou que a microalga foi identificada como sendo da espécie Tetraselmis sp, que não oferece risco à saúde humana. Segundo o Inea, “trata-se de uma espécie de microalga trazida pelas correntes marítimas e pela maré até as praias. A proliferação é favorecida por períodos de elevação da temperatura e de alta insolação”.
Previsão do tempo
O Instituto de Meteorologia informou que a previsão do tempo para o sábado (24) é de céu claro a parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuvas e trovoadas em áreas isoladas. A expectativa é que os termômetros variem entre 15 º C e 36 ºC.
Fonte: G1