Itanhaém, no litoral sul de São Paulo, é o tema do samba-enredo da escola de samba Pérola Negra no carnaval 2012. A cidade fica a 110 km da capital paulista e é uma das mais antigas do Brasil. As primeiras povoações datam de 1532. Itanháem, que significa pedra que canta, é cheia de histórias e, por isso, virou enredo da agremiação. “Vamos contar a história dessa cidade, a importância histórica”, fala o carnavalesco André Machado.
Os peixes, o mar, as belezas naturais e a pedra que canta – tudo isso vai estar no desfile da escola da Vila Madalena. “Este ano a gente vai trazer uma grande novidade, a ala das baianas vem abrindo o nosso desfile, na frente do abre-alas. Elas vêm representando Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A ala das baianas vai trazer um axé no início de desfile”, conta o carnavalesco.
A pedra que canta existe na cidade. É um paredão de rocha onde as ondas batem e o som é da água do mar. “Acho que a história contada de Itanhaém vai dizer tudo e os nossos sambistas também vão mostrar que realmente a gente é do samba”, diz o presidente da Sociedade Carnavalesca Libertação, Mozer Sabóia.
Fonte: G1