Posto de gasolina abandonado na Vila Madalena vira abrigo de moradores de rua


Primeiro, foi a loja de conveniência que começou a esvaziar as prateleiras e deixar os baladeiros de plantão na mão. Depois, as bombas de combustível secaram e o posto fechou de vez as portas. Mas o ponto privilegiado do estabelecimento, no cruzamento da avenida Inácio Pereira da Rocha com a Deputado Lacerda Franco, não ficou vazio por muito tempo.

Os moradores do entorno dizem que o posto de combustível está fechado há cerca de um ano. Ele foi ocupado recentemente por moradores de rua que costumam dormir ali. Uma das sem-teto já considera o lugar a casa dela. Pendurou um varal entre as bombas de combustível e ameaça o pedestre que ousa cortar o caminho ao limite estabelecido pelos blocos de concreto.

O garçom Eduardo Mathias Souza trabalha em um bar a poucas quadras dali e, quando volta para casa, de madrugada, sempre passa em frente ao posto. Ele relata que o estabelecimento abandonado costuma ser ponto de encontro de usuários de drogas. E diz ainda acreditar que virou um estacionamento informal de carros.

– Quem estaciona no posto, paga uma moeda pra quem dorme ali. Sempre tem carro parado ali. E carro bom.


Já o jornalista Marcelo Freire é morador do bairro e diz que o posto desativado também acaba atraindo sujeira.

A Lei Nº 15442, que estabelece diretrizes para a manutenção de calçadas e terrenos, afirma que os responsáveis por imóveis edificados ou não são obrigados a mantê-los limpos, capinados e drenados. Mas a colocação de muros é obrigatória apenas para terrenos baldios, ainda de acordo com a norma, favorecendo que o posto fique vulnerável a novos usos.

Outro lado

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

A Subprefeitura Pinheiros informou, por meio de nota, que o posto de combustível citado pela reportagem foi interditado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) por adulteração de produtos vendidos.


A administração municipal disse que uma vistoria para apurar se o endereço está sendo utilizado como estacionamento. Se for constatado o acúmulo de lixo, o proprietário será multado e intimado a manter o imóvel em condições de limpeza.

De acordo com o Código de Edificações do Município de São Paulo, não é obrigatório a construção de um muro no posto abandonado por ser por se tratar de um imóvel edificado, esclareceu ainda a nota.

– Referente à ocupação por moradores em situação de rua, esclarecemos que cabe ao proprietário solicitar a reintegração de posse junto à Justiça.

Com relação ao uso do local para o consumo de drogas, a subprefeitura de Pinheiros orientou a população a procurar a Polícia Militar, por meio dos telefones 190 ou 181.

Fonte: R7