5.000 pessoas participam da Caminhada Contra o Câncer de Mama em Ferraz de Vasconcelos


A cidade de Ferraz de Vasconcelos teve uma manhã cor de rosa neste último domingo. O dia 27 de novembro é a data do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama, fato que teve grande repercussão em território ferrazense. Para celebrar este dia de batalha, a prefeitura, por meio da secretaria de Saúde e numa parceria com a deputada federal Dr. Elaine Abissamra, realizou a primeira Caminhada Contra o Câncer de Mama.

Às 8h30 as pessoas começaram a se reunir na Praça da Independência, em frente à antiga estação de trens, no centro de Ferraz. Aos poucos a quantidade só aumentava, e à distância já era possível ver a nuvem rosa que se aproximara. Ao todo, a caminhada teve pouco mais de 5.000 participantes, como informou a secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana. O público era formado desde o prefeito, Dr. Jorge Abissamra, e seus familiares, até membros da sociedade civil ferrazense, passando também por todo o time de secretários municipais. Todos os presentes receberam uma camiseta da cor pink e bexigas, que também foram utilizadas para uma revoada.

O trajeto tinha como objetivo o Parque Municipal Nosso Recanto, passando pela Avenida Brasil e pelo viaduto Ayrton Senna. Chegando lá, estavam disponíveis para distribuição 6.000 kits alimentação para os participantes. Em cada uma das sacolinhas havia uma maçã, uma barra de cereais, uma água e um cupom para que as pessoas pudessem concorrer no sorteio que aconteceria minutos depois, ali no próprio parque. Além disso, a secretaria de Saúde estava com postos de aferimento de pressão e da campanha Fique Sabendo, que conscientiza sobre a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e disponibilizou exames de sangue gratuitos. O Samu também estava presente com suas viaturas.

O sorteio, que foi conduzido pelo secretário de Comunicação, Jorge Campos, pelo prefeito Dr. Jorge, pelo vice-prefeito Flávio Batista de Souza – o Inha, e por Dr. Elaine, premiou os munícipes com dez bicicletas e dezenas de aparelhos de DVD, rádios CD players e pranchas para cabelo. Além dos sorteios, muitas pessoas continuaram a caminhada nas pistas do parque e aproveitaram para conhecer melhor o local.


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Em seus dizeres, Dr. Elaine resumiu sua caminhada em algo que, por mais importante que a saúde seja, vai muito além de conscientização: é um ponto de reflexão. Segundo a médica e deputada, as mulheres precisam refletir sobre a importância que o autoexame tem em suas vidas. É um ponto importantíssimo, já que se diagnosticado, o câncer não afetará apenas a avó, a mãe ou a filha, afetará toda a família, pois a mulher centraliza toda a força familiar.

“Sempre digo que fazer o autoexame é mais que uma forma de prevenção, é um ato de amor de nós mulheres conosco mesmas. Porém, muitas de nós não se dão conta disso, infelizmente não conseguem enxergar que é um ponto a se pensar. E é para isso que luto, por isso que trabalho. Pois, afinal, estamos aqui em cinco mil pessoas, e sei que muitas delas até alguns meses atrás não sabiam muita coisa sobre o câncer. A cada pessoa que fico sabendo que antes conhecia pouco e hoje está interada nesse assunto, é um sorriso e uma felicidade a mais em minha vida”, enfatizou Dr. Elaine Abissamra.

Fonte: Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos