Nesta terça-feira, dia 10, foi dada a partida a mais famosa entre as comemorações tradicionais no calendário da cidade de Ferraz de Vasconcelos. Mais de 40 mil pessoas compareceram ao Complexo Esportivo Ghotard Kaesemodel Junior para participar da 39ª Festa da Uva Fina para conhecer parte do parque produtivo da cidade na exposição das indústrias; brincar no parque de diversões; se alimentar nas inúmeras barracas disponíveis e cantar e dançar no show do cantor Gustavo Lima.
A abertura oficial do evento, por volta das 21h00, foi durante a exposição das indústrias promovida pela Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos e pela Secretaria de Indústria e Comércio, contou com a presença de diversos secretários municipais, do presidente em exercício da Câmara Municipal, Willians Santos, de representação do SEBRAE do Alto Tietê, dos próprios empresários e tantos outros convidados. Aproximadamente 300 pessoas acompanharam a abertura no espaço fechado. Do lado de fora e amplo do complexo as pessoas podiam acompanhar por áudio.
Coube ao secretário de Comunicação Jorge Campos conduzir o cerimonial e coube ao prefeito em exercício Flávio Batista de Souza (Inha) o último discurso da noite. A ausência do prefeito Dr. Jorge Abissamra, foi notada, registrada e justificada. A natureza havia seguido o seu curso e a mãe do prefeito Raja Elias Abissamra havia falecido às 12h40 da mesma terça-feira. Representantes dos empresários, dos vereadores, dos secretários, do SEBRAE lembraram a importância da festa ao mesmo tempo em que contrastavam o infortúnio do dia. Coube ao Inha a proposição de um minuto de silêncio em memória da progenitora do prefeito sendo prontamente atendido.
Com um efetivo de mais de 200 policiais, a Polícia Militar de São Paulo cobriu a maior parte da arena e os arredores da festa. Para que tudo corresse em tranqüilidade conforme foi registrado durante a noite, mais 90 seguranças particulares de uma empresa do Alto Tietê estavam presentes distribuídos estrategicamente entre camarins, vias de acesso interno, rampas de acesso a palco e outros. A Guarda Civil Metropolitana de Ferraz de Vasconcelos também deu suporte, orientou e garantiu em conjunto a bonita festa que se registrou.
Posto de atendimento médico emergencial estava a disposição do público com 13 profissionais de saúde, além de viaturas do Samu. Até por volta das 22h30 não havia nenhum caso que necessitasse atendimento. Uma equipe de 9 técnicos da Vigilância Sanitária, da Secretaria da Saúde estará todos os dias circulando pelo local orientando os proprietários e funcionários das barracas e tendas de alimentação sobre as boas práticas que precisam observar.
A exposição da indústria que poderá ser visitada durante todo o evento conta com cerca de 50 expositores e oferece a oportunidade única de demonstrar ao visitante o potencial da cidade que vive plena expansão de seu parque industrial. Está previsto a chegada de quase uma centena de novas empresas, teria observado o secretário da Indústria e Comércio da Prefeitura de Ferraz, Claudio Ramos em sua fala na cerimônia.
Gustavo Lima e você
Por volta das 22h00 diante da expectativa de milhares de pessoas e dos felizes fãs ganhadores da promoção de melhor frase da Secretaria de Comunicação, o cantor Gustavo Lima foi muito gentil em sua coletiva de imprensa. Perguntado, falou sobre um pouco sobre a caminhada antes do sucesso, das inúmeras apresentações em todo o Brasil, de sua boa expectativa para o show da noite e sobre seu gosto musical que pende, segundo ele mesmo, para a música sertaneja de raiz, apesar de flertar com alguma coisa do próprio rock.
O restante foi o show que impactou o público que não parava de chegar ao complexo já passando das 23horas. A festa segue até domingo e nesta quarta-feira o show fica por conta do grupo Roupa Nova. A expectativa é superar os mais de 260 mil visitantes do ano passado.
Fonte: Secom Ferraz de Vasconcelos